quarta-feira, 18 de março de 2009

Egas Moniz

.

Desde as 12.00 horas, no LABORATÓRIO CHIMICO em Coimbra, tentámos perceber se Egas Moniz era um visionário, como o Prof. Miguel Castelo Branco defendeu tão inteligentemente levando-nos por uma viagem até aos mais recentes implantes oculares, antes o Professor Castro e Caldas passeia a sua prelecção pelas 5 nomeações de Egas para o Nobel e como se justificou esta atribuição, com pena nossa apenas ouvimos a recta final, mas que muito bem nos soube.
Ainda o Dr. Fernando Gomes numa breve resenha histórica desde a.C. até aos nossos dias sobre PSICOCIRURGIA e aquilo que a imagem e as suas técnicas permitem em doentes muito característicos com a técnica de Estereotaxia e a estimulação de certos centros. Foi um prazer ouvir este Neurocirurgião dos HUC.
Por fim, "Egas Moniz: controverso e incontornável", uma abordagem histórico -científica , por Manuel Correia do IST,sobre a vida de Egas Moniz como um todo. O seu lado político, o seu lado de Professor Catedrático de Neurologia, o seu lado para além da imagem do Nobel.
Grande Museu da Ciência tem Coimbra. Um espaço dinâmico, vivo e activo.

Sem comentários:

Number of online users in last 3 minutes