domingo, 19 de agosto de 2007

Obrigada Elle

Coimbra de Agora, Coimbra de Antigamente
Dois brasileiros reuniram estas fotos

7 comentários:

sem-se-ver disse...

exceptuando algumas, em que ainda não era nascida, foi assim uma espécie de viagem ao passado...

(adorei a da ponte nova por causa do pormenor do cão eheh)

bom domingo, obg (às duas, sendo assim)

Anónimo disse...

Foi um prazer :)

carlos freitas nunes disse...

Já conhecia quase todas sobretudo as relacionadas com a exposição sobre as pontes de Coimbra, em exposição na margem esquerda, ao fundo da nova ponte pedonal. Mas relembro apenas que a velha ponte metálica, hoje desparecida, foi inaugurada a 8 de Maio de 1875. Quem ainda conheceu a velha ponte do Ó, apelidou a ponte metálica, que a substituiu como uma "horrível gaiola de ferro, parecendo uma enorme, uma monstruosa jaula" , como afirmou no Correio de Coimbra, de 23 de Janeiro de 1932, António Gonçalves. Já só conheci da antiga ponte metálica alguns pilares semi destruidos no leito do rio, em seu lugar existia já a actual Ponte de Santa Clara. mas essa é já outra história. Fico-me por aqui. Mas é bom ver Coimbra, cantada desta forma.

cs disse...

sem se ver

espero que o seu domingo tenha sido bom, com este mimo

:))

elle

o prometido é devido. ficou bem o slide? gostou?


Carlos freitas
é um prazer vê-lo por aqui, ainda mais acrescentando alguma coisa. Já agora não era engenharia portuguesa essa "gaiola dde ferro)?
Era de quem a ponte de ferro?



cs

Anónimo disse...

Gostei sim. A menina tem jeito, heim?!! :))

Jinhos

carlos freitas nunes disse...

Só hoje tive um tempinho para passar e ler a pergunta que deixou. Após alguma investigação rápida, a escola e empresa de Gustave Eiffel, deslocou para Portugal, diversos engenheiros. Pelas características que conhecemos da velha ponte metálica coimbrã esta de quase de certeza que terá tido a assinatura de algum deles. A construção de pontes metálicas recorreu essencialmente ao conhecimento estrangeiro, sendo como eram um produto da Revolução Industrial, que só terdiamente e timidamente avançou em Portugal.Sei que quando foi desmantelada, parte dela foi deslocada(onde ainda hoje serve) para ser utilizada como ponte sobre o rio Ceira, um pequeno afluente do Mondego, na povoação homónima. Se quiser pode observa-las basata clicar: http://historiasesabores.blogspot.com/.

cs disse...

Carlos

calculei que fosse de Eiffel por isso perguntei, associando a data e por ele ter estado ligado a algumas obras deste tipo no nosso País

obrigada

cs

Number of online users in last 3 minutes