sábado, 7 de março de 2009

Le Monde Diplomatique


Dei uma olhadela hoje pelo Le Monde Diplomatique e gostei deste artigo de Sandra Monteiro, "Quem somos quando paramos?"


Aqui vos deixo um pequeno apontamento:


"Sendo os baixos níveis de rendimentos tendencialmente causadores de endividamento e não de poupança, para grande parte da população a experiência do desemprego, essa desocupação não desejada e potencialmente prolongada, depressa se torna sinónimo de acentuada perda de poder de compra, de incapacidade de fazer face a despesas e compromissos assumidos, de desestruturação de vínculos sociais e familiares, de desistência de sonhos e projectos e de degradação da saúde física e psicológica, quando não de fome, de doença, de pobreza e de exclusão.
Do outro lado desta equação, deste disfuncionamento programado e desumano, estão os trabalhadores que se encontram empregados, mesmo que sobre eles paire a ameaça do desemprego. A estes está reservado um aumento da exploração, que se traduz, entre outros aspectos, nos níveis salariais, no tempo de trabalho e no perfil do próprio trabalho."


Vale a pena ler o resto do artigo, vale a pena ver como se questiona hoje aquilo que nos é tantas vezes apresentado como uma evidência nas nossas televisões.
.

2 comentários:

Anonyma disse...

Pois sim, mas por cá tapa-se o sol com a peneira ou não seja Portugal um jardim à beira mar plantado.
Só que no jardim grassam as ervas daninhas, as plantas carnívoras e as urtigas e os despojados dormem nos bancos reservados ao turistas...
Pode ser que um destes dias alguém abra a pestana e decida fazer alguma coisa...ou então põe os óculos escuros e vai surfar à portuguesa...
:(

cs disse...

anonyma
por cá desgraçadamente a desestruturação é mental. é de principio. é de escola, é de valores, é de tudo.

Mas o que assusta é que é sobretudo de total falta de solidariedade e a total desumanização que acabará numa selvajaria entre ignorantes que é preocupante.

Continuamos atrasados e vamos continuar com diferenças maiores, pelo que vou vendo de quem entra no parco mercado de trabalho.

Number of online users in last 3 minutes