quarta-feira, 20 de maio de 2009

Coitados dos Professores

.
Apetece-me dar opinião acerca daquela professora que numa aula de história explicou o que é uma orgia.
.
Uma opinião de mera espectadora de todo o circo televisivo que se gerou á volta da senhora da Escola de Espinho, uma opinião também de mãe.

.
A senhora tem uma desordem e um desequilíbrio de cariz acentuado, parece-me. É um acumular de entropias que assusta.

.
Uma destas professoras com muito dinheiro gasto a fazer Curriculum e um amontoar de frustrações que se evidenciam na sua raiva ao puxar de tanta formação e tão pouca educação. (tenho disto lá para os meus lados)
.
O que me assusta é a quantidade de gente cheia de formação em pós graduações e especializações e que no fundo o nosso sistema não necessita delas. E não falo só na área da Educação, generalizo a todas as áreas. Pena não ficarmos a saber que Pós graduação tem a senhora e que Especialização.
.
Poder-se-ia aqui fazer um exercício académico do valor de tanta compra de formação e o real valor da sua aplicação. Utilizo a palavra comprar, porque a verdade é que as Pós Graduações e as Especializações não são de fácil acesso ao simples profissional, professor ou outro.
.
É por isso, que, se calhar uma entrevista bem feita diz mais de um candidato do que um CV muito pesado, como é usual nos concursos, dos poucos que surgem, da função pública.
.
Enfim, passado este pequeno apontamento, o que me assusta mesmo, é a forma como as televisões utilizam isto. É a forma como depois muitas mães, aproveitam isto para contar histórias dos seus pequenos rebentos apregoando que muitos professores só servem para cavar batatas e coitadas das batatas, ilustrando, a mais das vezes de forma duvidosa, com exemplos das Escolas dos seus meninos.
.
Hoje, durante o meu almoço foi um desenrolar de episódios, aos seus olhos caricatos, todos eles muito pouco abonatórios para esta classe profissional. A verdade é que o nível de instrução dos intervenientes era bera, mas não é assim a da maioria do nosso povo? São estes comentários, que no almoço me enervaram, que os nossos alunos ouvem em casa todos os dias, nas suas horas de refeição, a maioria das vezes em frente á televisão.
.
A renda da casa por pagar, da comida para comprar, do carro para pagar, da PSP comprada a prestações, faz com que surjam raivas contidas. Ódios dos próprios empregos somados com vidas poucochinhas nestas alturas são evidenciadas de forma assustadora. As dificuldades da vida associada a isto tudo torna os professores um alvo fácil. Sacos de boxe destas pessoas.
.
A verdade é que o pouco que disse fez com que aquelas almas sentissem que eu estava a defender uma professora desequilibrada, coisa que me sujeitou a uma série de bocas , traseiras diga-se de passagem.
.
Estou farta de tanta ignorância e a idade já não me permite ter paciência. A partir de hoje vou ficar muda. Desisti.

.

14 comentários:

efe disse...

Gostei deste seu comentário. Muitas verdades e muito bem ditas.
O equilíbrio é uma coisa aparentemente fácil mas na prática difícil. Equilíbrio dos pais, dos professores, dos alunos...eu cá para mim isto está tudo a tender para o desiquilíbrio.

tsiwari disse...

Assustam-me os linchamentos públicos, feitos de ouvir uma versão - se é que é uma versão - da história.

Tenho pena se for como parece. Duvido que seja assim tão linear.

Anonyma disse...

Não conheço os factos nem as evidências recolhidas, mas permito-me a ousadia de tecer dois comentários...
As crianças e os jovens adultos estão hoje expostos a um nível de violência quase, senão mesmo, extremo. A velha técnica de televisão ligada às refeições ou até mesmo o dia todo potencia essa exposição. Não conheço o tom nem a forma mas custa-me a crer que a linguagem usada na definição de uma orgia possa ser bem pior. Apesar de reconhecer que o nível de formação dos Professores varia bastante (bem como em qualquer outra classe profissinal). Depois, mantenho a opinião de que muitos dos pais se desresponsabilizam da educação das suas crianças. E um Professor é, de facto, um alvo fácil...

norrin disse...

desta vez concordo a 99%. só comecei a discordar no último parágrafo...

cs disse...

efe

o desiquilibrio é o alimento de alguns meios de comunicação social, que sabendo o nivel cultural deste povo o vão alimentando e ganhando audiências. Enfim, continuo uma descrente neste sistema

e jáagora é sempre bom vê-la por estes lados

bjo

cs disse...

tsiwari

pois a mim tb me incomodam linchamentos públicos. 100% de acordo e quem me dera também que tudo isto fosse um mau sonho.

e não sou professora, imagino a minha indignação se o fosse e tristeza se aquilo tudo fosse tão linear como o venderam.

:))

cs disse...

anonyma

Mais do que se desresponsabilizarem da educação dos seus meninos, não permitem as mais das vezes que os professores os ajudem, porque não dão educação mas o seu menino é sempre bem educado. Os pais são tantas vezes os mentores destas más e mal educadas práticas, como tento afirmar no post.

Temos os meninos que fizemos. Sabe que em quanto o "NÃO" estiver banido da educação de muitos jovens o caminho vai ser para o abismo, e a verdade é que o nivel dos pais é o nivel do nosso povo no geral.

enfin.....une merde


bjocas (continua a gostar da minha música) lolll

cs disse...

norrin


eu sabia.......rsrsrsrsrs


essa do último parégrafo é assim. Lá , naquele local de idiotas, cada vez mais caladita.

Existem diversas linguas portuguesas e eu falo uma diferente da deles


bjos norrin

cs disse...

*enquanto

Anonyma disse...

[Sim continuo a gostar e a ouvir a sua música... muito em especial um certo sax que por aqui passa!
Lol
E, permita-me um comentário extra post, o Edges of Illusion do John Surman que coloquei no blog é uma das obras base do Slava's Snow Show.
;)
]

sem-se-ver disse...

tarde e a más horas, mas direi que:

eu não vejo televisão, mas consigo imaginar o circo que elas fizeram à volta disto;

sim, episódios como este despertam sempre histórias rasteiras que não vêm a propósito, mas tem de parecer que sim, por forma a dar mais força a linchamentos de uma classe profissional;

como alguém disse acima, os profs são alvos fáceis a/de abater;

contaram-me a situação - nada justifica que se fale da vida sexual privada com alunos, seja de que idade forem;

vi um tube com a notícia de um dos canais, que incluía excertos da aula, pelo que me pareceu:

a) a senhora tem graves problemas de relacionação com aquela turma

b) a senhora estava nervosissima, pelo que percebi, porque ja tinha sido alvo de queixas por parte daquela turma

c) a senhora odeia, em particular, aquela aluna a quem se dirigia por supostamente já nao ser virgem

d) usava isso como argumento como a amedrontar e chantagear (melhor nao fazerem queixa de mim pois eu tambem sei 'coisas' de vós que posso contar aos vossos pais)

e) a senhora só tem razão num aspecto (este é o meu lado preconceituoso, e daí talvez não, a falar) : as cenas escandalosas de marmelada que, sem qualquer tipo de pudor e, pelo contrario, com elevadas doses de exibicionismo, os alunos, mesmo os de mais tenra idade, fazem à frente seja de quem for (referencia a 'beijos que so dei assim no 12º ano)

f) a senhora demonstra toda a sua falta de nível e de educação quando puxa dos galoes académicos para menorizar a opiniao de uma encarregada de educação - foi, de tudo, o que mais me escandalizou.

dito isto:

1. a senhora não tem condiçoes psiquicas para dar aulas, está nitidamente desequilibrada; deve tratar-se;

2. as situações de abuso de poder, ocorridas dentro de portas, acontecem realmente, devem ser denunciadas realmente, e resolvidas realmente;

3. não se deve confundir a árvore com a floresta, mas sei bem que é toda uma classe que fica questionada com situações destas;

4. aqueles alunos não me parecem grande espingarda, e aí, concordo consigo cs, falta-lhes provavelmente a educação em casa.


(isto tudo para que não diga que nunca comento por aqui; a dimensão do comentário compensou a minha falta de regularidade? :))

cs disse...

ssv

isto é mais que um comentário. Isto é um lençol em forma de comentário.

é sempre um prazer revê-la/relê-la por aqui

via disse...

bem, também teci comentário sobre este incidente de tal modo me indignou toda a encenação e o empolamento. seja o que for que o professor disse ou fez jamais era caso de notícias na Tv, diria que carecia de tratamento adequado por parte dos orgãos da escola depois de justa averiguação. boa música por aqui!!

cs disse...

via

muito bem vinda.

Uma verdadeira "xaropada" das nossas tvs

lá passarei pelo seu espaço, mais tarde

Number of online users in last 3 minutes