quarta-feira, 13 de maio de 2009

Criativity & Education - Ken Robinson

Roubado descaradamente daqui, é um bocadinho grande mas vale a pena o esforço, garanto!!

AS ESCOLAS MATAM A CRIATIVIDADE DAS CRIANÇAS?







9 comentários:

Anonyma disse...

É, não é?...e, no entanto, lá aplicam a formatação todos os dias como se fosse um conveyor belt...e depois tem de perceber que isto é uma trabalheira! Então, que é lá isso de incentivar a criatividade?!!! E, depois, o coleguinha que está ali para os tostões ou que já nem está para se entediar, como faz?!! Ora que diabo de ideia houvera de ter, cs!
Tem cada uma!
Essa coisa da criatividade é um aborrecimento e depois, deixe que lhe diga, pode ser muito, mesmo muito perigosa!
;)

cs disse...

anonyma

o Robinson diz com aquele humor tão caracteristicamente britanico aquilo que o Agostinho da Silva apregoou tanto.

Mas o que me incomoda é que vai ser bem pior.....e é uma tristeza tão grande eliminar assim o hemisfério direito a gerações e gerações.

Enfn....meu rico filho

Anonyma disse...

Seu rico filho terá porventura uma mãe arguta capaz de antever um pouco mais que maioria dos papás e mamãs que por aí andam...
Vai-me desculpar mas esta gente tem filhos como os coelhos e educa-os como aos coelhos...criando-se por aqui e por ali!
Que arrelias que isto me dá!

fj disse...

caramba, estou siderado. este tipo é absolutamente brilhante! para além de todas as utopias, este tipo é absolutamente brilhante! na forma e no conteúdo.

fiquei a pensar em várias coisas: na educação dos meus filhos; na minha educação; nas vocações de pessoas que conheço (inclusivamente eu próprio).

deixou-me a pensar. ora, diria eu, isso é bom.

obrigado por dar a conhecer e permita-me que roube para o meu (ladrão que rouba a ladrão...)

cs disse...

anonyma

obrigada.

mas o sistema acaba por ter peso na educação, não só os pais. Como diz o FJ sentimo-nos algo retratados ou alguém que conhecemos mais de perto. Quantos não foram amputados nos seus sonhos por uma profissão certinha?

:))

cs disse...

fj

roube. roube. Tenho a certeza que de onde ele veio não se importam.

Relativamente a ter ficado a pensar, concordo, isso é bom.

:))

Anonyma disse...

hummmmmmm
cs,
sim, em absoluto.
Estamos de acordo.
Mas os pais são peças fundamentais desse mesmo sistema e muitas vezes demitem-se de o serem.
O sistema é em última análise um conceito abstracto, instancie-se então, e depois não nos demitamos todos nós (cidadãos) das nossas responsabilidades, porque as temos também.

sem-se-ver disse...

já conhecia de outro blog (por alguma razão se chama a este mundo blogo(e)sfera :)

ele é muito divertido, muito auto-indulgente também, gasta demasiado tempo a fazer piadas (giras) e, do seu discurso, retêm-se 4 ideias, todas elas valiosíssimas (mas pareceu-me pouco para 20 minutos à disposição; pelo mesmo prémio - o TED - aproveitou o jose antonio abreu cada segundinho para, em cada frase, cheia da paixão que também alimenta ken robinson, dar lições e nos pôr a pensar). dito de outra maneira, fiquei com pena que ele não tivesse desenvolvido mais e melhor as tais 4 ideias valiosíssimas.

por último, não roubei - nem vou roubar :) - porque houve uma metáfora que ele utilizou que pecou por imperfeita, e foi pena, e motivou a minha discordância: o nosso ensino não se esqueceu da cintura para baixo, mas do pescoço para baixo - não só da dança, que robinson tanto ama, que necessita das pernas, mas das mãos presentes em todas as outras criações artísticas.

contudo, e porque posso parecer demasiado crítica, o tom de ken robinson foi, a nível de técnicas de comunicação, adequadíssimo; eu é que teria preferido encontrar uma palestra proferida por ele sobre este assunto, e não só um bocadinho de sitcom, como este momento me pareceu.


(olá cs, voltei do meu fds loongo)

cs disse...

e espero que esse fds tenha sido óptimo.

(...é mais do que um bocadinho de siticom ssv!!)

Number of online users in last 3 minutes