quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Coimbra, Novembro 2009

.

Ontem, a seguir ao almoço, rumei a uma reunião na baixa de Coimbra.

A Estação Nova sempre foi um Monumento que gostei e a luz estava docemente nostálgica. Bonito

Mas aquilo que me atormenta a memória, é a zona, hipotética mente mais movimentada em todo o mundo, o Centro de uma cidade, apresentar-se assim.
:(((
















.

11 comentários:

Anónimo disse...

é deprimente, sim.

e não é só nessa bela cidade. é no país inteiro!!




e o pior é que os indicadores não auguram boas novas...

cs disse...

elle
:(
lamentávelmente é uma verdade. Não se augura nada de melhor.
talvez semear qualquer coisa na varanda do apartamento hipotecado.

Um mundo vergonhoso este que construimos.

:(

norrin disse...

é vergonhoso que tenha de esperar, e é culpa do mundo que construímos, sim.
para qualquer renascimento, nesse mundo, é necessário lucro, vulgo especulação.
por isso, a baixa está (de)pendente da implementação do eléctrico de superfície e de todos os investimentos que o vão acompanhar, altura em que o seu potencial especulativo será atractivo.

não tendo varanda, venho semear aqui algum optimismo:
não será pelos nobres motivos de intervenção na alta (candidatura a património da humanidade), mas a baixa, daqui a 10 ou 15 anos, será muito diferente.
a dúvida é se estará um espaço requalificado em bem estar ou em bom lucro......

Anonyma disse...

Lugares que morrem um dia após do outro. Um dia, questionar-nos-emos se existiram de facto ou se são já tão somente sonho...

cs disse...

norrin

a baixa de Coimbra está como a baixa de todas as cidads do País, porque o País está vendido a sonae doce vita forum etc.

sei lá!!

cs disse...

anonyma

fica sempre algum registo paa memória futura. Só que não nos devia chegar. enfim



:)

sem-se-ver disse...

hum.


uma perguntita:

quantas vezes vai lá (à baixa) às compras?

cs disse...

ssv
parece-me que a sua pergunta tem algo escondido. Assim tipo….hum…, se não vão há baixa como querem que eles sobrevivam. Até já ouvi que os parques das grandes superfícies deveriam ser pagos para a concorrência ser mais leal.

Não concordo, a culpa dos centros das cidades vazios é da falta de transportes públicos a horas e rápidos, parquímetros em tudo que é cantinho para a autarquia facturar. A falta de segurança. A sujidade.

As autarquias que exigem vias de comunicação às grandes superfícies, que exigem mais uma estradinha para uma nova urbanização, são as maiores culpadas que nunca apostaram em oferecer algumas condições para cativar as pessoas a irem ao centro, porque aquilo que as grandes superfícies oferecem ganha eleições.

Eu no centro da cidade ou no centro comercial tenho de ser cativada. É a lei do mercado. Já não vivemos num mundo de marcas heráldicas, mas de concorrência feroz e que nos sabe tão bem quando resulta em redução de custos.

Ganda lençol.)))

sem-se-ver disse...

lençolemos.

claro que o hum tinha qq coisa escondido, e isso mm que vc percebeu. conhece-me, eu conheço-a, foi uma maneira económica de nos entendermos rapidamente.

tem de ser cativada? desc, mas nao tem.

é a lei do mercado? desc, mas não é.

publicidade, marketing, mercado, dirigem-se a pessoas e são feitos por pessoas. por elas aceites, ou nao.

o que me recuso a aceitar é que alguem se escuse com as celebres leis do mercado para, por si, deixar afundar - por inacção e falta de comparencia - formas de comercio que nao tenham ao seu serviço os milhoes das sonae e afins.

demitirmo-nos do que, enquanto clientes, somos os ultimos decisores.

a cada um decidir se come ou nao o mcdonalds, essa é que é essa. e só essa.

a baixa de coimbra é neste momento melhor servida do que ha uns anos atras. melhores transportes publicos e parkings perto. nao ha realmente nenhum subterraneo que fosse só subir as escadas, de preferencia rolantes, que nos pusessem logo no interior da novalmedina ou do nicola. mas sera isso motivo suficiente para nunca la pormos os pés?

reconheço que, pela minha parte, nesta minusculazita cidade onde resido, é facil e acessivel ir até á 'baixa' (chamo-lhe sp assim, por consequencia de ser de coimbra, nem que seja numa 'alta' da cidade, para mim 'baixa' sera), mais do que quando vou aí de visita. mas vou. gosto da ferreira borges, e tenho imensa pena que quem ai reside lance mao de todos os argumentos, por melhores que sejam, para nunca la por os pés e depois se lamentar com o fecho das lojas.

pq, essa sim, cs, é a unica lei do mercado que é trigo limpo farinha amparo: sem clientes, as lojas fecham. sendo assim, se os clientes la continuarem a ir, nao fecharao. a decisao é do cliente, nao de outrem.

(pra lençol nao ficou nada mal, pois nao?)

bjinhos

cs disse...

cs disse...
ssv

Não concordaremos nunca neste ponto.
Eu tenho de ser cativada sim.
É a lei do mercado sim.

E outras coisas, também, que não vou aqui enumerar.

Todos os clientes têm de ser cativados. Para ir a um centro, para votar em alguém, para isto e aquilo. Somos humanos e como tal livres de fazer escolhas.

Os comerciantes mais coisa menos coisa, apenas se mudaram, seguiram o natural fluxo populacional. Não estão na baixa está noutro local. Falidos na mesma, mas quem não está neste modesto País?

As autarquias é que devem cativar as populações, dou-lhe aqui o simpático exemplo do Parque da cidade de Coimbra, tão lindo e tão cheio todos os dias de velhos jovens e crianças, ricos e pobres, etc. Um bom exemplo de cativar pessoas é esse. Na baixa poder-se-ia fazer o mesmo.
Tem custos? Claro que tem. Alguns seriam suportados pelos comerciantes? Claro que sim. Eles não os pagam nas grandes superfícies? Pagam mas são servidos. Na baixa não se pode fazer isso? Pode.
Só me preocupa uma coisa. Para quem seriam os tachos dessa nova empresa? E as velhas ideiam que nos venderiam com roupagem nova? Por isso tantas vezes até penso, mais vale estarem quietinhos

e pronto, com isto me vou, que a minha vida não é isto...rsrsr

lençolada mesmo

e pronto, fiquei cansadíssima

sem-se-ver disse...

qual cansada, nada como uma boa polémica(zinha)... :))

(e o parque da cidade está a 5 min a pé da baixaaaaaaaaaaaaaaaaaa)


vá, descanse lá 1 nico, então.

Number of online users in last 3 minutes