domingo, 5 de agosto de 2007

Relógio Deco



O termo art déco, de origem francesa (abreviação de arts décoratifs), refere-se a um estilo decorativo que se afirma nas artes plásticas, artes aplicadas (design, mobiliário, decoração etc.) e arquitetura no entreguerras europeu.



O art déco liga-se na origem ao art nouveau.



O padrão decorativo art déco predominam as linhas rectas ou circulares estilizadas, as formas geométricas e o design abstracto.



O art déco apresenta-se de início como um estilo luxuoso, destinado à burguesia enriquecida do pós-guerra, empregando materiais caros como jade, laca e marfim.


A partir de 1934, ano de realização da exposição Art Déco no Metropolitan Museum de Nova York, o estilo passa a dialogar mais directamente com a produção industrial e com os materiais e formas passíveis de serem reproduzidos em massa.


Os motivos e padrões art déco se expandem rapidamente por toda a Europa e pelos Estados Unidos, impregnando o music hall, o cinema de Hollywood (onde Erté vai trabalhar em 1925), a arquitectura (por exemplo, a cúpula do edifício Chrysler, em Nova York, 1928), a moda, os bibelôs, as jóias de fantasia etc










O relógio é utilizado como medidor do tempo desde a Antiguidade, em variados formatos. É uma das mais antigas invenções humanas.


1 comentário:

sem-se-ver disse...

foi uma época fascinante, a todos os títulos.

partilho este seu gosto.

:-)

Number of online users in last 3 minutes